Muito prazer, sou um novo integrante do forum e novo usuario do slitaz.
Baixei o slitaz 3.0(cooking) e a principio utilizei ele como live cd. A inicializacao eh normal, a primeira impressao eh que esta tudo correto. Mas ao tentar instalar o SO no HD percebi que o driver de cdrom nao estava montado e entao comecou o meu problema.
Imaginei que fosse alguma incompatibilidade por conta de estar rodando o SO como live cd. Entao com uma copia da imagem iso, consegui fazer a instalacao do SO no HD. A instalacao estah perfeita, consegui executar todos os passos corretamente sem nenhum problema. Mas, o driver de cd/dvd continua nao funcionando.
Verifiquei na pasta /dev/ e percebi que nao havia um link simbolico para o cdrom. Criei o link simbolico para /dev/cdrom, mas como nao sei onde estah instalado o driver de cd/dvd, testei o link simbolico com: /dev/hda , /dev/hdb , /dev/hdc , /dev/hdd , /dev/sr0 e /dev/sr1. Nenhuma opcao funcionou. Em todos os casos, quando executo o comando mount, aparece a seguinte mensagem:
# mount /dev/cdrom /media/cdrom mount: mounting /dev/cdrom on /media/cdrom failed: No such devide or address
Aparentemente o sistema nao esta reconhecendo o meu driver de cd/dvd.
Alguem tem alguma dica de como posso proceder?
Como posso saber em qual device meu driver de cd/dvd pode/deve estar instalado?
Olá, eu tentei instalar a poucos dias o cooking no hd e vi que existe um problema no instalador, não me dediquei a fundo a corrigir o instalador, então baixei a versão estável 3.0 e o instalador funcionou blz, se desejar tentar pode copiar o instalador substituindo o do cooking, porém num tenho certeza de que esse problema é somente o instalador, pode ter outros bugs no sistema com relação ao udev.
Testou o /dev/dvd??? Lembro, também, que já ocorreu casos de ele montar o dispositivo não em /media/cdrom, mas em outra pasta dentro de /media. Verifique se é o caso.
@dmatrix, no momento de instalar o cooking tive problemas tambem, mas consegui instalar ele no hd usando a imagem iso. Porem, mesmo depois de instalar no hd, meu driver de cd nao funciona.
@claudinei, o arquivo /dev/dvd nao existe. Tambem ja verifiquei na pasta /media, infelizmente nao e o caso. Na pasta /media existem as pastas: /media/cdrom , /media/flash e /media/usbdisk. Quando colo qualquer cd na bandeja, nao aparece nenhuma outra pasta.
Ontem, estive aprendendo a recompilar o kernel. Compilei seguindo alguns tutoriais na internet. Nao modifiquei muita coisa por falta de conhecimento, mas recompilei para meu processador e para alguns drivers especificos.
Procurei, durante a compilacao, algo que pudesse se relacionar a esse problema do CD/DVD, mas nao encontrei nada que me desse uma luz. Depois de recompilar testei o cd e continua nao funcionando.(Agora o teclado nao funciona tambem... =P )
Talvez o kernel nao tenha muito haver, eu so recompilei para aprender mesmo. Mas ta ai uma coisa que fiz e nao deu certo tambem.