This is the old SliTaz forum - Please use the main forum.slitaz.org

Slitaz 3 reconheceu o drive de CD e o de DVD de maneira errada
  • rodrigorodrigo September 2010
    Pessoal,

    Eu instalei o Slitaz 3 sem dificuldades, pois todo meu hardware foi reconhecido com facilidade. No entanto só agora fui notar que meus drives de cd e dvd foram reconhecidos de maneira falha.
    Estive verificando que o /dev/cdrom e o /dev/dvd existem, e os ícones aparecem no pcmanfm quando eu coloco disco nos drives. Contudo somente o drive de cd é montado quando eu clico sobre o ícone ou quando eu executo o mount no terminal.
    Somente o drive de dvd que não monta pelo pcmanfm, pois através terminal, executando
    mount /dev/dvd /media/dvd
    o dispositivo montado é o cdrom em /media/dvd.

    Ao clicar no ícone do dvd, o pcman retorna a seguinte crítica:
    “Erro org.freedesktop.Hal.Device.Volume.UnknownFailure

    Alguém poderia me ajudar?

    Grato,
    Rodrigo
  • rodrigorodrigo September 2010
    Eu tinha pesquisado aqui no fórum e não encontrei.
    Fuçando no Google, já quase desistindo, encontrei esse tópico.
    http://forum.slitaz.org/index.php/discussion/1431/mount-and-play-dvd
  • rodrigorodrigo September 2010
    Bom. Segundo o procedimento que foi explicado, eu refiz o link simbólico do dvd e o comando mount /dev/dvd /media/dvd funcionou corretamente.
    Eu descobri executando wodim --devices que o meu dvd era conhecido pelo sistema como /dev/hdc.

    Adicionei a linha abaixo no fstab, mas o ícone do dvd no pcmanfm continua apresentando o mesmo erro.
    /dev/dvd /media/dvd udef,iso9660 noauto,owner,users,rw 0 0
    O que eu fiz de errado?

    Grato.
  • rodrigorodrigo September 2010
    Hoje pesquisei mais extensivamente o erro:
    org.freedesktop.Hal.Device.Volume.UnknownFailure
    Então descobri umas explicações sobre o hal.
    Depois de executado umas mudanças manuais no /etc/PolicyKit/PolicyKit.conf cheguei num ponto estranho. Muito estranho, para falar a verdade.

    Ao tentar montar o drive de dvd, através do pcmanfm, o sistema apresenta o erro somente quando eu coloco o dvd. Mas se eu inserir um cd no drive de dvd ele monta corretamente.

    Ah! Depois que eu mudei o arquivo PolicyKit.conf os discos passaram a criar uma pasta em /media, com seus respectivos nomes, e executar a montagem nessas pastas.

    O mais interessante, é que a montagem do drive de dvd com um dvd inserido, executada no terminal, não apresenta erro.
    Dessa forma eu consigo acessar meus arquivos em dvd, mas é chato ter que logar como super usuário no terminal para montar e desmontar toda hora.

    Pelo que eu percebo, cheguei num ponto onde meu conhecimento não atende mais. Precisava de orientação para fazer o pcmanfm montar e desmontar dvds ou cds normalmente.

    Atualmente a linha do dvd no fstab está assim:
    /dev/dvd /media/dvd iso9660 user,rw,noauto 0 0

    Grato,
    Rodrigo Boechat

Howdy, Stranger!

It looks like you're new here. If you want to get involved, click one of these buttons!

Sign In Apply for Membership

SliTaz Social