This is the old SliTaz forum - Please use the main forum.slitaz.org

Problemas para abrir o blender
  • Ao tentar abrir o blender ocorre o seguinte erro:

    tux@slitaz:~$ blender
    Compiled with Python version 2.5.1.
    Checking for installed Python... got it!
    Xlib: extension "GLX" missing on display ":0.0".
    intern/ghost/intern/GHOST_WindowX11.cpp:177: X11 glxChooseVisual() failed for OpenGL, verify working openGL system!
    X Error of failed request: BadWindow (invalid Window parameter)
    Major opcode of failed request: 18 (X_ChangeProperty)
    Resource id in failed request: 0xb7880053
    Serial number of failed request: 21
    Current serial number in output stream: 22
    tux@slitaz:~$
  • claudineiclaudinei May 2010
    Oi @gravitacoes,

    Verifique se você possui o pacote libegl-mesa instalado. Verifique, também, se você possui os drivers mesa para sua placa de vídeo (mesa-dri-intel para placas intel, por exemplo).

    Ao que parece, o blender constatou que sua placa de vídeo está sem suporte à aceleração gráfica (se você estiver usando o driver padrão do xorg, o vesa, realmente não possui). Se for isso, instale os drivers do xorg para sua placa (ati, nv, openchrome, etc).
  • Funcionou Claudinei, valeu!!
  • eduardoveduardov August 2010
    Oi, meus amigos.

    Estou com um problema bem besta aqui, mas acho que voces me ajudarão. O Blender não abre e não há mensagem de erro nenhuma, simplesmente nada! Fazem idéia do que pode ser? Já reinstalei, sem resultado.
  • claudineiclaudinei August 2010
    Olá @eduardov,

    Abra o terminal e rode o blender a partir dele (digitando 'blender'), para ver quais mensagens de erro o programa retorna. Provavelmente, você terá que fazer o mesmo que o @gravitacoes fez, instalando os pacotes necessários.
  • eduardoveduardov August 2010
    Claudinei, meu caro, muito obrigado!
    Desculpe-me da demora em responder, mas resolveu-se o problema com a instalação dos pacotes. Vocês vão gostar de saber que trabalho como artista gráfico (principalmente para impressos e apresentações em 3d) e, supreendentemente para mim, o pequeno SliTaz vem me parecendo a melhor distro que encontrei ao cabo de uma longa pesquisa e diversos experimentos. Pois aconteceu que, no dia de hoje, tomei a decisão de abandonar de vez o Windows, e me sinto ótimo.
    Abraços para todos.
  • eduardoveduardov August 2010
    Oi, novamente ando encrencado. O Blender não abre, e me certifiquei de haver instalado os pacotes citados pelo Claudinei. A mensagem de erro atual é:

    blender-bin: error while loading sjared libraries: /usr/lib/libSDL-1.2.so.0:invalid ELF header

    Está evidente onde se encontra o problema, mas minhas tentaivas de resolvê-lo não deram resultado. Então desinstalei o programa para reinstalá-lo, mas, após dar upgrade em toda a categoria gráficos do gestor de pacotes, o Blender havia desaparecido (!?). Reinstalei-o aí pelo xterm com --forced, mas o mesmo erro é apontado. O que será?
  • eduardoveduardov August 2010
    Desculpem: "sjared", não. Shared.
  • seawolfseawolf August 2010
    Olá @eduardov --

    Este site pode ter uma idéia:
    => http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=420742

    Se você olhar para o arquivo:
    ls -l /usr/lib/libSDL-1.2*


    Será que ele aponte para outro arquivo similar? Minas faz:
    lrwxrwxrwx 1 root root     20 2010-02-20 13:38 /usr/lib/libSDL-1.2.so.0 -> libSDL-1.2.so.0.11.2
    -rwxr-xr-x 1 root root 467964 2009-09-21 23:34 /usr/lib/libSDL-1.2.so.0.11.2

    Se este for o caso - e somente se é um link - remover o link e recriá-la, apontando para o arquivo adequado; fazer como o usuário 'root':
    rm /usr/lib/libSDL-1.2.so.0
    ln -s /usr/lib/libSDL-1.2.so.0.11.2 /usr/lib/libSDL-1.2.so.0


    Se o "/usr/lib/libSDL-1.2.so.0" arquivo não é um link, no entanto, não removê-lo!

    Apenas uma idéia, espero que ajude.

    (Desculpas para a tradução!)
  • eduardoveduardov August 2010
    Legal, seawolf, obrigado.
    Vou ver o que consigo amanhã, e depois eu conto aqui.
    Bons dias.
  • eduardoveduardov August 2010
    Alo, seawolf e demais. Resolvi a maior parte do problema reinstalando o sistema operacional, instalando os pacotes mesa e por fim baixando o blender.
    Está funcionando razoavelmente (estou conseguindo trabalhar), mas ocorre um bug: quando inicio o aplicativo, seja pelo terminal, pelo desktop ou clicando sobre um arquivo .blend, surge a caixinha cinza do blender: Error-invalid lenguage file. O programa abre pelo terminal, mas apresenta o seguinte erro:

    Compiled with Python version 2.5.1.
    Checking for installed Python... got it!
    BKE_icon_get: Internal error, no icon for icon ID: 126
    BIF_icon_set_aspect: internal error, no icon for icon ID: 126
    (essa mensagem se repeta 40 vezes, e no final):
    Error totblock: -6

    Isso é meio irritante, mas meio receio é que novos bugs apareçam.

    O que voces acham?


  • MarleneMarlene August 2010
    preciso de ajuda meu blender não abre arquivos quando tento abrir vem a seguinte mensagem mensagem
    unknown file error ,check console.Na janela preta apresenta a seguinte informa;ao (Compiled with Python version 2.6.2
    Checking for installed Python... got it! .
  • MarleneMarlene August 2010
    preciso de ajuda meu blender não abre arquivos quando tento abrir vem a seguinte mensagem mensagem
    unknown file error ,check console.Na janela preta apresenta a seguinte informa;ao (Compiled with Python version 2.6.2
    Checking for installed Python... got it! .
  • MarleneMarlene August 2010
    preciso de ajuda meu blender não abre arquivos quando tento abrir vem a seguinte mensagem mensagem
    unknown file error ,check console.Na janela preta apresenta a seguinte informa;ao (Compiled with Python version 2.6.2
    Checking for installed Python... got it! .
  • MarleneMarlene August 2010
    preciso de ajuda meu blender não abre arquivos quando tento abrir vem a seguinte mensagem mensagem
    unknown file error ,check console.Na janela preta apresenta a seguinte informa;ao (Compiled with Python version 2.6.2
    Checking for installed Python... got it! .
  • MarleneMarlene August 2010
    preciso de ajuda meu blender não abre arquivos quando tento abrir vem a seguinte mensagem mensagem
    unknown file error ,check console.Na janela preta apresenta a seguinte informa;ao (Compiled with Python version 2.6.2
    Checking for installed Python... got it! .

Howdy, Stranger!

It looks like you're new here. If you want to get involved, click one of these buttons!

Sign In Apply for Membership

SliTaz Social