Ola psoal....aqui to eu tentando configurar o meu pc sertinho no Slitaz.... Eu sou um infeliz q possui uma placa de video da VIA, Os drivers de video para eesta placa no linux são o ´próprio da empres q é horrivel e a versão livre openchrome que também é ruim. :( ...Todos me recomendam a abaixar o openchrome q é melhor....só eu num consigo instalar...no ./configure num da mais erro nenhum...mais no make num ta indo de jeito nenhum..... vcs poderiam me ajudar??
Para ser usado no SliTaz Cooking, então recomendo vc baixar e instalar a última iso disponível antes da instalação do driver. Tendo feito isto, instale com
# cd /pasta/onde/baixou/o/pacote # tazpkg install xorg-xf86-video-openchrome-0.2.903.tazpkg
Preste atenção neste passo, para ver se sai algum erro.
Se não houver nenhum erro, abra como root o arquivo /etc/X11/xorg.conf e lá na Section "Device", onde tem uma linha do tipo:
Driver "vesa"
Mude para:
Driver "openchrome"
Feito isto, reinicie o SliTaz, cruze os dedos, reze alguns pais nossos, de três pulinhos, enfim, torça para que o servidor gráfico suba.
Infelizmente não posso testar o pacote, porém agradeço imensamente se vc fizer um esforço em testá-lo e dar o feedback em possíveis erros ou acertos.
Para ver a aceleração, por favor use os utilitários glxgears e glxinfo, instalando o pacote mesa-demos. Fique atento a qualquer erro. Se tudo correr liso, avise-me para que eu possa ao menos colocar no meu mirror undigest ou consulto o christophe para subir o pacote no mirror oficial (por enquanto inclusão de novos pacotes está congelada).
Quanto ao beijo, dispenso e deixo que você distribua a outro usuário que queira :)
Eu dei uma lida mais profunda e descobri q o driver da openchrome abrange um maior numero de placas mas o aceleramento 3d é bem ruim....o driver oficial q a via lançou abrange menas placas mais o aceleramento 3d é melhor!..Eu vou testar o oficial..e depois eu falo o resultado!!
Gente quando eu vou instalar o driver da via dá o seguinte:
install the via driver! .........install: cannot create '/lib/modules/2.6.30.6-slitaz/kernel/ubuntu/via_chrome9/via_chrome9.ko': No such file or directory ......done! Original X config file was saved as /etc/X11/xorg.conf.viabak Caution!! Need reboot the system.
Subi o pacote para o repositório (http://hg.slitaz.org/wok/rev/a0ec5181ee64). Daqui algumas horas, ele poderá ser instalado a partir do mirror oficial utilizando o tazpkg.