This is the old SliTaz forum - Please use the main forum.slitaz.org

Atenção! sistema quebra ao fazer upgrade! ( Resolvido)
  • dmatrixdmatrix February 2010
    Recentemente fui fazer o upgrade como sempre fiz e para meu espanto começou a aparecer as mensagens na janela do terminal de instalando os pacotes, porém percebi erros de arquivo não encontrado ( fs.cpio.gz) e falha na instalação do pacote. Logo mais percebi que o sistema estava inteiramente quebrado. Claro que ao fazer o upgrade de um monte de pacotes todos os pacotes ficaram quebrados. Consequencia, num conseguia nem mais entrar no ambiente gráfico. Depois de reinstalar percebi que mesmo assim o problema voltava ao fazer o upgrade. Pesquisei sobre o erro e percebi que o problema estava no tazpkt, ao edita-lo e ver a linha aonde estava reportando os erros, simulei os comandos na console e foi aí que vi que o sistema num utiliza mais o zcat para ler o pacote pois ao extrair o pacote ( cpio fornecido pelo busybox) é gerado um arquivo com extensão fs.cpio.lzma o qual o esperado pelo tazpkt um fs.cpio.gz, conclusão, taí os motivos dos erros, ao extrair o pacote o tazpkt espera o arquivo com extensão .gz como é lzma simplismente o gerenciador de pacotes continua com a instalação removendo o pacote instalado e num conseguindo instalar o novo quebrando assim o sistema. Fiz uma alteração no tazpkt mudando todas as ocorrencias aonde tinha fs.cpio.gz para fs.cpio.lzma e alterando o leitor zcat para lzmacat.
  • claudineiclaudinei February 2010
    Olá @dmatrix,

    Isso ocorre porque a compressão padrão dos pacotes tazpkg deixou de ser gzip e passsou a ser lzma (http://hg.slitaz.org/tazpkg/rev/2affdd0c18e2) e esta nova versão do gerenciador foi colocada no mirror a poucas semanas (http://hg.slitaz.org/wok/rev/9849eb128cfc).

    Isto dito, se o problema ainda ocorre, a solução seria:

    # tazpkg recharge
    # tazpkg get-install tazpkg --forced
    # tazpkg recharge && tazpkg upgrade

    Abraços.
  • dmatrixdmatrix February 2010
    sim, ontem fui tentar atualizar o pacote tazpkg e num encontrei a versão 3.2 somente a 3.1, assim fiz o upgrade com as alterações que fiz no arquivo tazpkg e foi beleza por vários pacotes mas percebi 3 pacotes que deram problemas, o slitaz-tango- wireshark e o tazpkg 3.2.1, fiz a instalação forcada do tazpkg e agora sim instalou o novo pacote. Dei uma olhada no tazpkg e vi que ele agora trabalha com os dois tipos de pacotes, criaram uma condição dupla para pacotes gzip e lzma.
  • dmatrixdmatrix February 2010
    não gosto muito de ficar reinstalando o sistema zerando a partição, porém bem que tentei sanar ou contornar os problemas mas algumas configurações são ainda obscuras para mim, tipo não consigo entender por que mesmo configurando 1 novo repositório o sistema adiciona vários outros sem aviso. Depois de fazer o upgrade, toda vez que executava o script de rede ( network.sh) o computador travava. Ao desabilitar o script não travou mais porém não consegui descobrir o motivo dos dispositivos de rede não aparecerem no comando ifconfig. Achei que fosse alguma configuração no udev mas mexi lá e num tive sucesso, estou reinstalando o sistema novamente, vou fazer o upgrade e ver se o problema ocorre.
  • dmatrixdmatrix February 2010
    já reinstalei umas 5 vezes e o problema agora é outro depois de fazer o upgrade para o novos pacotes do cooking. Tudo funcionando perfeitamente com a instalação da iso cooking de 24/11 e kernel 2.6.30, após fazer o upgrade a máquina trava e fica piscando o capslock, trava o boot ao executar o script de rede ( network.sh) fica travado na mensagem:
    Configuring loopback...
    daí só desligando no dedão. Percebi tb que o comando locate fica desconfigurado, parece que perde uma parte da configuração. Já tentei mudar o modulo do wireless de ath_pci para ath9k mas ao executar o network.sh trava novamente. Estou desconfiado de alguma alteração que foi feita no kernel ou modulos, vou fazer um backup do kernel e modulo anteriores para saber se sana o travamento.
  • dmatrixdmatrix February 2010
    Bom pessoal, após mais algumas vezes ver o sistema quebrar travando como descrito anteriormente, fiz novamente a instalacao atualizando alguns pacotes necessarios para a instalacao e alguns pacotes que na listagem do upgrade tinha diferenca na versao. Desta vez migrei o modulo do wireless de ath_pci para o novo modulo ath9k. Pois bem depois de tudo funcionando perfeitamente, fiz, alem do backup que ja tinha, os backups do kernel e do /lib/modules e fiz o upgrade do sistema. Novamente o sistema voltou a quebrar travando na inicializacao, posto isso inicializei com acpi=off, fiz o logon e copiei do backup o kernel anterior (2.6.30-6) e seus modulos ( /lib/modules) reinicie e bingo! inicializou até o logon sem problemas, só tive que reinstalar o driver de video nvidia para que o X voltasse a funcionar. É isso aí, alguma coisa foi alterado no kernel ou nos modulos da atheros ( num sei se outros dispositivos tb estão sendo afetados) Fica o registro para se alguem passar por algo semelhante.
  • dmatrixdmatrix March 2010
    O ultimo upgrade, entrou uma leva de pacotes referente ao X e quebrou o funcionamento do gráfico, depois de tentar identificar o motivo do gráfico não inicializar descobri que era algo relacionado ao modulo da nvidia, coloquei vesa no xorg e inicializou, coloquei o nv e inicializou, agora se tento colocar nvidia, não funciona, ao remover e instalar novamente o pacote nvidia, está dando erro de formato. Por que será?
  • cangurucanguru March 2010
    Cara..vc ta usando o cooking ou o stable 2.0 ???se for o coocking recomendo o sable...pois como o próprio nome ja diz..ele é estavel, o cooking é como se fosse um beta.
  • dmatrixdmatrix March 2010
    Sim canguru, estou usando o cooking, obrigado pela dica, estou ciente que o cooking não é pacotes stable porém não tem ocorrido problemas muito gráves, a stable tb tem alguns probleminhas, a vantagem é que estando com a cooking estou mais proximo da nova versão 3.0 e novidades mas tb estou no meio a riscos de alguem inserir um pacote danificado e recebe-lo junto com o upgrade. De outro lado estou sempre reportando aqui para ajudar a comunidade a identificar e corrigir os problemas em alguns casos até possíveis soluções.
  • dmatrixdmatrix March 2010
    Pessoal, ao fazer o upgrade do cooking está sempre aparecendo esses pacotes abaixo para atualizar, só que mando atualizar e baixa tudo sem falhas e instala e num vejo nenhum erro, mas na proxima vez que inicializo o notebook volta a aparecer os mesmos pacotes, por que será?? com mais alguem está acontecendo o mesmo? seria um problema no repositório que estou utilizando que está fazendo isso?

    Available upgrades
    ================================================================================

    wicd 1.5.9 ---> 1.5.9 misc build
    wireless_tools 29 ---> 29 system-tools build
    wireshark 1.2.4 ---> 1.2.4 network build
    wpa_supplicant 0.6.9 ---> 0.6.9 utilities build
    xarchive 0.2.8.6 ---> 0.2.8.6 x-window build
    xorg-libSM 1.1.0 ---> 1.1.0 x-window build
    xorg-libX11 1.2.2 ---> 1.2.2 x-window build
    xorg-libXaw 1.0.4 ---> 1.0.4 x-window build
    xorg-libXcomposite 0.4.0 ---> 0.4.0 x-window build
    xorg-libXcursor 1.1.9 ---> 1.1.9 x-window build
    xorg-libXext 1.0.4 ---> 1.0.4 x-window build
    xorg-libXfixes 4.0.3 ---> 4.0.3 x-window build
    xorg-libXfont 1.3.3 ---> 1.3.3 x-window build
    xorg-libXi 1.1.3 ---> 1.1.3 x-window build
    xorg-libXinerama 1.0.3 ---> 1.0.3 x-window build
    xorg-libXmu 1.0.4 ---> 1.0.4 x-window build
    xorg-libXpm 3.5.7 ---> 3.5.7 x-window build
    xorg-libXrandr 1.2.3 ---> 1.2.3 x-window build
    xorg-libXrender 0.9.4 ---> 0.9.4 x-window build
    xorg-libXt 1.0.5 ---> 1.0.5 x-window build
    xorg-libXxf86vm 1.0.2 ---> 1.0.2 x-window build
    xorg-server 1.5.2 ---> 1.5.2 x-window build
    xorg-server-Xvesa 1.5.3 ---> 1.5.3 x-window build
    xorg-xcompmgr 1.1.4 ---> 1.1.4 x-window build
    xorg-xkbcomp 1.0.5 ---> 1.0.5 x-window build
    xpad 3.0 ---> 3.0 utilities build

    ================================================================================
    312 installed and listed packages to consider, 26 to upgrade, 0 blocked.

    Upgrade now (y/N) ?

Howdy, Stranger!

It looks like you're new here. If you want to get involved, click one of these buttons!

Sign In Apply for Membership

SliTaz Social