Olá pessoal Instalaram o novo cooking? O que acharam?
Na minha experiência tive um probleminha, não consegui logar como usuário tux, apenas como root. O curioso foi que fiz uma nova instalação e nela troquei o usuário padrão (tux) por um outro nome. Só assim consegui logar como um usuário normal.
Ainda não consegui colocar o wireless pra funcionar. Minha placa é a famosa rtl8187 ela não funciona mesmo em nenhuma distro. Mas eu uso sempre o ndiswrapper e dá certo. Tenho também uma antena usb-2420 da aquário. Mas até agora nada.
Apanhei um pouco mas consegui a resolução correta da minha placa, a fantástica sis mirage!!
Mesmo instalando o pacote meta slitaz-touchaim (não lembro se escreve assim) não consegui obter êxito nas compilações, o make não funciona direito.
No mais, achei bem melhorado o gerenciador de pacotes, achava meio bugado nas versões anteriores. O a distro continua uma bala!!
Oi dmatrix, a placa funciona em parte, tem que está próximo do roteador, próximo mesmo, aprox 1 metro! por isso disse que não funciona. O drive correto que funciona com o ndiswrapper é o rtl8187b.
hum entendi, então o desempenho dela num é satisfatório, eu tenho uma atheros e tb percebo uma perda na sensibilidade na captura do sinal, já na distro debian isso num ocorre como na slitaz, deve ser o modulo. Ainda num testei o novo cooking.
atualizei aqui e o novo kernel 2.6.36 ainda num tem o pacote para o driver de video nvidia que tem na versão anterior, então o gráfico num carrega, estou tentando construir o drive, vamos ver se consigo pois num aceitou o driver do fabricante que tinha aqui e tive que instalar o source do kernel e compilar mas mesmo assim num aceitou o driver antigo, estou baixando o novo driver da nvidia.
acho que me lasquei...consegui levantar o modo gráfico porém só a mouse funciona, o teclado não responde nenhuma tecla...e agora? gravitacoes, poderia postar o seu xorg.conf para que eu possa comparar com o meu e tentar resolver isso aqui?
Oi dmatrix. Como disse, no note que testei a placa é uma sis mirage. Copiei o drive para a pasta correta e substituí o xorg.conf pelo indicado. Isso funciona em qualquer distro. O vídeo funcionou, porém aconteceu a mesma coisa, o teclado não funcionava. Verifiquei que o xorg.conf original só tinha 3 linhas comentadas e que as configurações estavam na pasta xorg.conf.d . Dentro dela o que deveria estar no arquivo xorg.conf que estamos acostumados, estão separadas em vários arquivos de configuração.
Sugiro que não use um arquivo xorg.conf tradicional, deixe o original e edite diretamente as alterações nestes arquivos.
obrigado pela dica, então isso vai ocorrer com mais pessoas que tentarem fazer a migração. Aqui não foi criado o xorg.conf original, o original pode ser conseguido reinstalando o pacote do xorg? Vou fazer as alteração conforme o que postou, mas acho que quem elabora a distro deveria corrigir isso ou seja ao instalar a nova versão do xorg o pacote deveria renomear e subustituir o xorg.conf por um padrão. Senão muita gente vai apanhar e desistir de usar o slitaz. Eu já tinha visto a existencia dos arquivos do xorg em xorg.conf.d mas num tenho o xorg.conf original e instalar o sistema todo do zero novamente só para pegar o xorg original é um trabalho danoso. Qual é o conteúdo do xorg original?
Acho que nem precisa do xorg.conf. De qualquer modo o meu só tem 3 linhas comentadas. # You can put here you're own Xorg configurations. # This configuration file is readed before all files in /etc/X11/xorg.conf.d # This file will not be erased by next updates.
Pode apenas criar um arquivo vazio e nomerar xorg.conf.
Mas olha só, o comentário diz que os arquivos da pasta /etc/X11/xorg.conf.d são lidos antes... né isso. Pode ser que apagando os arquivos e colocando o xorg.conf que você colocou primeiro funcione... só testando...
bom, ainda num deu certo, mesmo com o xorg.conf igual e os arquivos keyboard.conf igual o seu ainda num tenho teclado no modo gráfico. desse jeito é dureza....vou tentar fazer isso que falou, apago tudo que tá no xorg.conf.d e deixou o meu xorg.conf configurado como funcionava na versão anterior. Outra coisa, vc instalou do zero o sistema ou fez o upgrade? O kernel que tá no seu é o 2.6.36?
continuo com problema sem teclado, tentei um monte de coisas aqui e nada. Meu kernel está esse 2.6.36 pode ser isso então. Dá uma olhada se no seu sistema existe as fonts nos caminhos especificados no arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/files.conf estava vendo aqui e num existe quase nenhum caminho que está neste arquivo, e num consegui achar nenhum pacote que instalasse eles, veja aí se no seu está existindo o diretório destas fontes, estou desconfiado que num funciona por causa disso. Duro é isso da outras vez tb só funcionou o sistema com instalação zerada, mas num deveria ser assim. Depois vou tentar instalar o Xvesa e ver se ocorre a mesma coisa ou se funciona tudo.
rapaz, tá cada vez pior aqui, fiz um upgrade para ver se entrava algum pacote novo que corrigisse isso e agora ficou pior a situação, num tenho mais como fazer atualizações ou instalações de pacotes com o tazpkg, ferrou tudo agora e olha o cumulo do absurdo, inicializo o gráfico e consigo navegar na internet com o firefox e mouse mas num consigo usar o tazpkg manager para instalar, não consegue conectar no repositório do slitaz...ou seja tem internet no gráfico mas num tem internet no terminal....ferrou..num tem como instalar ou voltar para a versão anterior. Sabe se existe alguma gerenciador de pacotes totalmente gráfico?
Tá ruim por aí. Se pode navegar dá pra baixar os pacotes em http://pkgs.slitaz.org/ e instalar, mas tem que ter sorte com pacotes que precisem de dependências...
é agora foi atualizou o sistema e deu uns erro de falha na montagem do /dev/pts e depois um erro que num conseguiu executar um script...mas o prompt liberou para logon, um pouco diferente o hostname mas consegui novamente iniciar o gráfico, percebi que aparece umas linhas antes do gráfico subir acusando algo sobre versão de uma lib parece ser libxml2.so num deu pra ver direito, passa muito rápido, pode ser que isso esteja causando problemas no teclado, essas mensagens num ficam registradas no dmesg e nem no xorg.log. Consegui instalar o xvesa e selecionei uma outra resolução mas num tive sucesso com o teclado.
Agora sou eu. me empolguei e fiz o upgrade para o kernel 2.6.36. Adivinha, nem teclado e nem mouse, muito menos mousepad! Tudo congelado. Sem falar que pra subir o x tive que reconfigurar. E o pior, nada de internet.
No boot eu deixei a opção de iniciar também pelo kernel antigo, funciona tudo, menos a internet sem fio.
Neste momento tô meio irritado! Vi que tem uma iso flavor já com o novo kernel, vou testar para ver se funciona melhor. Mas como você disse, isso espanta usuários não teimosos como nós!
Decepcionante o novo cooking. Como disse, instalei um flavor já com o novo kernel, funcionou beleza tudo, mas bastou uma atualização para tudo desandar e nada funcionar novamente... Alguém tem um XP aí? (brincadeirinha! hehehe)
um luz no fundo dos problemas...descobri que a lib /usr/lib/libxml2.so afeta diretamente o funcionamendo da mouse, copiei uma versão anterior (2.7.6) e simplismente ao iniciar o gráfico o ponteiro do mouse num aparece, então deduzo que outra lib neste mesmo caminho /usr/lib deve afetar o teclado. Um teste que poderia ser feito seria fazer um backup deste diretório e substituir as libs caso tenhamos problemas após updates. Agora apareceu um outro problema que é num conectar no AP, vou ter que tentar utilizar conexão cabeada para efetuar o donwgrade.
Finalmente!! Quando eu já havia prometido para mim mesmo que seria a última tentativa de fazer funcionar, eu consegui!! A versão cooking está rodando com o novo kernel e com vídeo e rede oks.
Penso que corrigiram o problema. O que fiz foi:
Instalei o novo cooking configurei a rede Sai do modo gráfico e atualizei
quer dizer, não fiz nada demais, só que hoje funcionou!
Valeu Canguru, baixei o arquivo aqui e vou deixar guardado. Mas não vou testar ainda. Tenho 2 instalações, estável e outra cookink. Na primeira eu resolvi com o ndiswrapper e no cooking eu preferi usar uma antena da Aquário USB-2420 e deu certo. Mas não demora e eu reinstalo o sistema então testarei o drive que você achou. Em outras vezes eu baixei várias versões dele e nenhum foi satisfatório, essa que você mandou eu ainda não tinha visto.
Puts, depois de tentar tanto e de formatar a partição do slitaz, acabei descobrindo o problema....se na hora de instalar vc num mudar nem a linguagem (locales) nem o teclado (tazkeymap) tudo funciona... se alterar o teclado para outra coisa que num seja US usa daí já era, o teclado não funciona, assim como ocorria antes como descrevi acima. Num quer dizer que se eu tivesse mudado o tazkeymap o problema resolveria mas como vamos saber ...agora já formatei... Bom outra coisa que descobri foi que é possível instalar o slitaz em uma partição ext4, fiz isso, formatei a partição como ext4 daí como tenho o /boot em partição separada e formatada em ext3, copiei o vmlinuz - 2.6.34 ( kernel) da partição /boot do slitaz para essa outra e alterei o grub para inicializar desta partição root (hd0,1) enquanto na linha do kernel apontei para a partição da instalação do slitaz root=/dev/sda3 daí foi de boa o boot, então agora estou com o slitaz em uma partição ext4, depois preciso ver se tem como inicializar o kernel que está na partição ext4 mesmo. Bom é isso fica aí para quem estiver passando pelos mesmo problemas.
descobri outra coisa sobre o cooking, no kernel 2.6.36 ele vem com um modulo nouveau que para quem possue placa de video da nvidia e' um problema! visto que esse modulo e' carregando na inicializacao ele impede que outro driver da nvidia seja carregado tipo o nv ou nvidia consequentemente o grafico nao sobre. Como nao encontrei o arquivo blacklist no sistema apaguei a linha do modulo no arquivo /lib/modules/2.6.36-slitaz/modules.dep e assim o grafico inicializou ao reiniciar. Editado: vc tb pode por na linha do kernel no grub ( menu.lst) a opcao nouveau.modeset=0 que vai fazer com que o driver nao seja carregado. Otima opcao para quem tem nvidia e vai utilizar o kernel without-modules.
depois do ultimo upgrade notei que agora as mensagens ou informacoes da instalacao do pacote estao mais detalhadas, assim podemos saber o tamanho que o pacote tem antes de terminar o download, antes num dava pra saber. Editado: acho que descobri o motivo de aparecer os detalhamentos, foi que instalei o wget do repositorio assim acho que o tazpkg passou a pegar essa versao do wget que e' mais completa do que a que vem com o sistema.