This is the old SliTaz forum - Please use the main forum.slitaz.org

Problemas com driver de CD/DVD LG (Slitaz 3.0 cooking)
  • gfiuzagfiuza May 2010
    Um salve a todos!!!

    Muito prazer, sou um novo integrante do forum e novo usuario do slitaz.

    Baixei o slitaz 3.0(cooking) e a principio utilizei ele como live cd. A inicializacao eh normal, a primeira impressao eh que esta tudo correto. Mas ao tentar instalar o SO no HD percebi que o driver de cdrom nao estava montado e entao comecou o meu problema.

    Imaginei que fosse alguma incompatibilidade por conta de estar rodando o SO como live cd. Entao com uma copia da imagem iso, consegui fazer a instalacao do SO no HD. A instalacao estah perfeita, consegui executar todos os passos corretamente sem nenhum problema. Mas, o driver de cd/dvd continua nao funcionando.

    Verifiquei na pasta /dev/ e percebi que nao havia um link simbolico para o cdrom. Criei o link simbolico para /dev/cdrom, mas como nao sei onde estah instalado o driver de cd/dvd, testei o link simbolico com: /dev/hda , /dev/hdb , /dev/hdc , /dev/hdd , /dev/sr0 e /dev/sr1. Nenhuma opcao funcionou. Em todos os casos, quando executo o comando mount, aparece a seguinte mensagem:

    # mount /dev/cdrom /media/cdrom
    mount: mounting /dev/cdrom on /media/cdrom failed: No such devide or address


    Aparentemente o sistema nao esta reconhecendo o meu driver de cd/dvd.

    Alguem tem alguma dica de como posso proceder?

    Como posso saber em qual device meu driver de cd/dvd pode/deve estar instalado?

    Desde ja muito obrigado a todos!

    Abrçs.
  • dmatrixdmatrix May 2010
    Olá, eu tentei instalar a poucos dias o cooking no hd e vi que existe um problema no instalador, não me dediquei a fundo a corrigir o instalador, então baixei a versão estável 3.0 e o instalador funcionou blz, se desejar tentar pode copiar o instalador substituindo o do cooking, porém num tenho certeza de que esse problema é somente o instalador, pode ter outros bugs no sistema com relação ao udev.
  • claudineiclaudinei May 2010
    Olá,

    Testou o /dev/dvd??? Lembro, também, que já ocorreu casos de ele montar o dispositivo não em /media/cdrom, mas em outra pasta dentro de /media. Verifique se é o caso.
  • gfiuzagfiuza May 2010
    Ola, obrigado pelas respostas!

    @dmatrix, no momento de instalar o cooking tive problemas tambem, mas consegui instalar ele no hd usando a imagem iso. Porem, mesmo depois de instalar no hd, meu driver de cd nao funciona.

    @claudinei, o arquivo /dev/dvd nao existe. Tambem ja verifiquei na pasta /media, infelizmente nao e o caso. Na pasta /media existem as pastas: /media/cdrom , /media/flash e /media/usbdisk. Quando colo qualquer cd na bandeja, nao aparece nenhuma outra pasta.


    Ontem, estive aprendendo a recompilar o kernel. Compilei seguindo alguns tutoriais na internet. Nao modifiquei muita coisa por falta de conhecimento, mas recompilei para meu processador e para alguns drivers especificos.

    Procurei, durante a compilacao, algo que pudesse se relacionar a esse problema do CD/DVD, mas nao encontrei nada que me desse uma luz. Depois de recompilar testei o cd e continua nao funcionando.(Agora o teclado nao funciona tambem... =P )

    Talvez o kernel nao tenha muito haver, eu so recompilei para aprender mesmo. Mas ta ai uma coisa que fiz e nao deu certo tambem.

    vlws!!

Howdy, Stranger!

It looks like you're new here. If you want to get involved, click one of these buttons!

Sign In Apply for Membership

SliTaz Social