This is the old SliTaz forum - Please use the main forum.slitaz.org

Internet no slitaz
  • ggxadrezggxadrez April 2010
    Olá galera, eu sou novo aqui no fórum do Slitaz. Eu instalei o Slitaz no meu notebook, já estou a uns dois dias tentando configurar a internet e não consigo, nem a com fio, nem a sem fio.

    Eu nunca tinha usado o Slitaz, e estou tendo dificuldades para me entender com seu gerenciador de rede.
    Não sei o que colocar em Módulo e em Firmware, nem como fazer o gerenciador reconhecer o sinal do meu roteador dlink.

    Eu uso ip dinâmico aqui em casa, e essa é a saída do meu lspci:

    00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Memory Controller Hub (rev 07)
    00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 07)
    00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 07)
    00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 03)
    00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 03)
    00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 03)
    00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)
    00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
    00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 2 (rev 03)
    00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 03)
    00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 03)
    00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 03)
    00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #6 (rev 03)
    00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 03)
    00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev 93)
    00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation ICH9M-E LPC Interface Controller (rev 03)
    00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation ICH9M/M-E 2 port SATA IDE Controller (rev 03)
    00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) SMBus Controller (rev 03)
    00:1f.5 IDE interface: Intel Corporation ICH9M/M-E 2 port SATA IDE Controller (rev 03)
    00:1f.6 Signal processing controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) Thermal Subsystem (rev 03)
    01:00.0 Ethernet controller: Attansic Technology Corp. Device 1063 (rev c0)
    02:00.0 Network controller: Intel Corporation Wireless WiFi Link 5100
  • blcondeblconde April 2010
    Tem certeza q o problema não é no roteador? Pq rede cabeada devia reconhecer no início... Vc tem algum outro sistema (linux ou win) em q a rede funciona?

    Ps. vc baixou a versão c/ o Midori ou c/ o FF? Pois eu acho (veja bem, eu acho) q a versão c/ o FF não tem os drivers p/ internet s/ fio.

    Att.,

    BC
  • ggxadrezggxadrez April 2010
    Sim, eu tenho o Ubuntu, e o ubuntu funciona tanto a internet com fio quanto a sem fio automático. E eu baixei a versão com o midori, aliás eu nem sabia qual versão escolher,
  • blcondeblconde April 2010
    Estranho, era p/ funcionar. Vc checou md5sum e tal? Testou no live cd e funcionou a net?
  • ggxadrezggxadrez April 2010
    Eu não consegui conectar nem pelo live cd.
    Oque é md5sum?
  • ggxadrezggxadrez April 2010
    Mas eu achei estranho, pois o meu hardware é todo intel, era pra reconhecer automático, mas eu acho que eu é que não estou sabendo conectar
  • blcondeblconde April 2010
    Md5sum é um sistema de verificação p/ ver se o q vc baixou não foi corrompido no processo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Md5sum

    Qdo vc baixar a imagem iso em http://slitaz.org/pt/get/index.html#stable , digita num terminal (na pasta q vc baixou) "md5sum slitaz-3.0.iso" e cf. c/ esse no. aqui: 1f3c28d6818bf754c47f7b5fae7a74cf slitaz-3.0.iso (http://mirror.slitaz.org/iso/3.0/slitaz-3.0.md5)
  • ggxadrezggxadrez April 2010
    1f3c28d6818bf754c47f7b5fae7a74cf slitaz-3.0.iso

    Esse é o resultado do md5sum
  • ggxadrezggxadrez April 2010
    está igual ao seu, isso quer dizer que a imagem não está corrompida?
  • blcondeblconde April 2010
    Isso, a sua imagem está perfeita, não houve problemas durante o download.

    Vc tentou ver se a sua rede aparece em Menu->Ferramentas do Sistema->Gerenciador de Redes Wireless?

    (Qq coisa cf. o seguinte: Painel de Controle (segundo ícone da direita p/ a esquerda na barra de menu ou Menu->Ferramentas do Sistema->Painel de Controle), Hardware, quais são os módulos que aparecem listados "Loaded Kernel Modules"?)
  • ggxadrezggxadrez April 2010
    iwlagn Intel(R) Wireless Wifi link AGNndriver for Linux
    iwlcore iwl core
    rfkill RF switch support
    led_class
    mac80211 IEEE 802.11 subsystem
    cfg80211 wireless configuration support
    atl1c Atheros 1000M Ethernet Network Driver
    snd_hda_codec_intelhdmi
    snd_hda_codec_realtek
    snd_hda_intel
    snd_hda_codec
    snd_hwdep
    snd_pcm
    snd_timer
    snd Advanced Linux Sound Architecture driver for sound cards
    soundcore Core sound module
    snd_page_alloc


    Acho que é isso né?
  • blcondeblconde April 2010
    Então, o Slitaz está carregando o seu módulo de internet s/ fio, o primeiro item "iwlagn Intel(R) Wireless Wifi link AGNndriver for Linux", e o de rede cabeada, "atl1c Atheros 1000M Ethernet Network Driver". Não era p/ ter problemas.

    Vc tentou ver se a sua rede aparece em Menu->Ferramentas do Sistema->Gerenciador de Redes Wireless?

    Ou tente ver o que aparece em Painel de Controle->Network. Ali deve aparecer as possíveis conexões.
  • gravitacoesgravitacoes April 2010
    Olá, Vou sugerir algumas dicas.

    Se seu dlink é roteado com ip dinâmico, vá em Menu->Ferramentas do Sistema->configuraçào de rede e na aba Dhcp coloque a interface correta (eth0, eth1, etc...) e depois clique em start. e veja se funciona.

    Para a rede sem fio você tem que escolher o módulo correto. Eu creio que é o iwlagn .
    # modprobe iwlagn

    Depois configure o arquivo /etc/network.conf. E o interessante, ao colocar a senha da sua rede sem fio coloque s: antes da senha... algo tipo s:suasenha .
    Espero que ajude.

    Abraços
    Paulo
  • ggxadrezggxadrez April 2010
    Olha so galera, eu tentei tudo o que vocês me disseram, esse caso está muito estranho pra mim. todas as outras distros linux que eu testei funcionam ou uma ou outra placa de rede.

    Outra coisa, quando eu inicio o slitaz, ele tenta definir um ip via dhcp pra minha placa de reded sem fio, mas não consegue, ele fica uns dois minutos tentando fazer isso e não consegue.

    Isso torna o meu boot terrivelmente demorado.

    Não se procupem muito comigo, pois eu apenas estou testanto o slitaz, se não der certo eu sigo em frente.

    Muito obrigado pela atenção de vocês.
    Abraço
  • dmatrixdmatrix April 2010
    acredito que vai precisar verificar se os pacotes do firmware estão instalados, abra o terminal e digite get- vai aparecer uma lista de comandos entre eles as firmware para sua wifi, só não sei se seria a iwl5000 ou a iwl5150 que serve para sua, instale as duas e teste. dá um ifconfig -a e iwconfig para verificar se os dispositivos estão aparecendo. O problema é que para instalar os firmware precisa da internet, vá no arquivo /etc/network.conf e edita os campos referente aos ips e configure os ips de modo fixo ou estático, veja aí na sua outra estação qual é o range da rede e configure manualmente o gateway, dns e um ip mais alto, isso para a rede cabeada.
  • ggxadrezggxadrez April 2010
    Olha colega, infelizmente eu já tentei configurar minha rede com ip estático, eu fiz o teste no meu ubuntu e funciona, mas não no slitaz.

    Eu acho que o meu harware é demá qualidade, pois no meu slackware, só funciona a placa sem fio (e ainda assim muito mal), ele reconheceu e instalou a placa com fio, mas ela não funciona.
  • cangurucanguru April 2010
    cara...sua rede wireless é com senha ou sem senha??...eu tive problemas e num conseguia acessar as redes sem senha....se sua rede for sem senha tenta botar senha nela e testa denovo.
  • dmatrixdmatrix April 2010
    é verdade rede wireless sem senha pode dar problema, o slackware é uma distro um pouco mais dificil de lidar que o slitaz, o ubuntu é bem mais fácil. Mas no fim é tudo questão de carregar o modulo correto para os dispositivos funcionarrem, não acredito que seu hardware seja de má qualidade, de todas formas ele teria que funcionar em qualquer distro, já que ele funciona no ubuntu deveria funcionar nos demais. Quando vc dá o comando:
    # ifconfig
    aparece o dispositivo eth0 ? e nele os ips que configurou como estático? se sim, vc testou o pingar do slitaz para o ip do seu roteador para saber se existe comunicação?
    # ping 192.xxx.xxx.x
    verifique essas coisinhas, veja se num é necessário ativar a placa de rede com:
    # ifconfig eth0 up
    o slitaz tem alguns bugs e talvez tenha que configurar manualmente as coisas.

Howdy, Stranger!

It looks like you're new here. If you want to get involved, click one of these buttons!

Sign In Apply for Membership

SliTaz Social