This is the old SliTaz forum - Please use the main forum.slitaz.org

Cedilha no novo cooking
  • gravitacoesgravitacoes February 2010
    Olá colegas...

    Depois de instalar o novo cooking, meu teclado, que nas versões anteriores funcionava bem com o cedilha, nesta nova versão ele aparece invertido ćććć ! Os outros acentos estão funcionando corretamente.

    Meu teclado é americano e funcionava bem apenas escolhendo o layout us-acentos.

    Tentei algumas solućões sem sucesso.

    1. Escolhendo us-acentos no gui do Slitaz Keymap Configuration
    2. deixando meu xorg.conf parecido com minha outra distro pclinuxos, adicionando
    Option "XkbModel" "abnt2"

    3. Editei o arquivo gtk.immodules na linha do cedilha e adicionando :en aos demais idiomas

    Nenhuma das solućććões funcionou até agora...

    Alguma luz??

    Abćććs
    Paulo
  • claudineiclaudinei February 2010
    Olá Paulo,

    Tentei reproduzir este erro, mas não consegui. Meu teclado também é internacional e estou usando o novo cooking somente com o keymap us-acentos, sem problemas de acentuação.

    Veja se isso ocorre em todos os programas (navegador, editor de texto, linha de comando). Se sim, tente carregar um keymap na unha:

    # loadkmap < /usr/share/kmap/{escolha o keymap a ser carregado}

    Se não der certo, edite o xorg.conf e edite a seção referente ao teclado para ficar assim:
    Section "InputDevice"
    Identifier "Keyboard0"
    Driver "kbd"
    Option "CoreKeyboard"
    Option "XkbRules" "xorg"
    Option "XkbModel" "pc105"
    Option "XkbLayout" "us_intl"
    EndSection

    Reinicie o xorg ou o sistema, logue-se novamente e veja se ajudou. É o que me ocorre no momento.

    Abraços.
  • gravitacoesgravitacoes February 2010
    Oi Claudinei,
    Infelizmente não deu certo. O erro ocorre em todos os programas.
    Fiz a instalaćão manual de uma partićão para outra com a iso, já que meu drive de cd pifou. Quando reiniciei na primeira vez eu lembro que acusou um erro em locale pt quando eu escolhi a linguagem, antes de escolher o mapa do teclado. Pode estar aó o problema, só que eu não lembro o que dizia o erro exatamente.

    Li no Viva o Linux uma dica sugerindo editar o arquivo /usr/share/X11/locale/en_US.UTF-8/Compose , substituindo todas as ocorrências de ć por ç, tanto maiúsculas como minúsculas. Mas no meu slitaz não tem dentro da pasta locale o UTF-8, tem apenas iso8859-1, iso8859-2 e C.

    é isso...
    continuo tentando

    abć
  • dmatrixdmatrix February 2010
    Rapaz, pelo que percebi aqui tb aconteceu coisa semelhante e descobri que depois de fazer o upgrade o slitaz perde as configurações de localidade. Verifique se num é isso, digite no terminal locale e veja se ocorre algum erro, depois tente mudar a localidade para o portugues com o comando tazlocale aqui ficou aparecendo somente o us. Eu não consegui resolver o problema aqui mesmo instalando o pacote de idioma pt_br.
  • dmatrixdmatrix February 2010
    ah outra coisa, tente colocar no seu xorg.conf a seguinte configuração:
    Section "InputDevice"
    Identifier "Generic Keyboard"
    Driver "kbd"
    Option "CoreKeyboard"
    Option "XkbRules" "xfree86"
    Option "XkbModel" "pc104"
    Option "XkbLayout" "us"
    EndSection
  • gravitacoesgravitacoes February 2010
    Parece que o erro é mesmo este que você citou acima. Ao dar o comando tazlocale aparece as općões com vários us, aparece também o pt_br, mas ao escolhê-lo dá o seguinte erro:
    locale: Cannot set LC_CTYPE to default locale: No such file or directory
    locale: Cannot set LC_MESSAGES to default locale: No such file or directory
    # cannot open locale definition file `pt_PT': No such file or directory

  • gravitacoesgravitacoes February 2010
    Comprovado. O erro é mesmo por conta do locale. Mudei a linguagem para us e o cedilha funciona agora.

    Vou ver se aparece uma solução aqui e posto se descobrir.

    Abraççços
    Paulo
  • claudineiclaudinei February 2010
    Sobre este erro do locale pt_BR eu já tinha visto e reportado na lista... Pode-se conviver com ele, a solução é simples e eu ou outro desenvolvedor vamos colocar no mirror em tempo... Isto ocorre porque o locale pt_BR da glibc faz uma referência ao locale pt_PT justamente na definição LC_CTYPE. Estamos vendo se adicionamos o pt_PT ou se editamos o locale pt_BR para não fazer mais referência a ele. Se quiserem tentar, podem editar o arquivo /usr/share/i18n/locales/pt_BR, encontrando a seção que está assim:

    LC_CTYPE
    copy "pt_PT"
    END LC_CTYPE


    E deixando-a assim:

    LC_CTYPE
    copy "i18n"
    END LC_CTYPE


    Abraços.
  • gravitacoesgravitacoes February 2010
    Esse Claudinei "se garante", como a gente diz aqui no Ceará! Obrigado.

    Sua solução deu certo. Editei o arquivo como acima, dei um tazlocale, escolhi o pt_br, reiniciei o x e tudo certo, com cedilha (ç) funcionando e tudo...

    Valeu também ao dmatrix pela luz.

    Abraços
    Paulo
  • dmatrixdmatrix February 2010
    aqui deu trabalho, mesmo fazendo as alterações descritas ao executar o tazlocale ainda dava erro no final dizendo que num encontrava o caminho de alguma coisa, fui pesquisar e encontrei que estava faltando o diretório /usr/lib/locale feito isso reinstalei o pacote glibc-base e aí sim o tazlocale rodou sem erros.
  • dmatrixdmatrix March 2010
    estranho, após fazer as alterações acima, agora toda vez que executo o upgrade para verificação dos pacotes, sempre me aparece para atualizar o locate-pt, mesmo atualizando na proxima vez que inicializo o sistema volta a aparecer.


    Available upgrades
    ================================================================================

    locale-pt 2.0 ---> 2.0 system-tools build

    ================================================================================
    270 installed and listed packages to consider, 1 to upgrade, 0 blocked.

  • claudineiclaudinei March 2010
    Olá,

    @dmatrix, o Christophe acabou de subir no wok a solução para o locale-pt... É uma correção no pacote glibc-base, então na próxima vez que esta atualização estiver disponível, é bem possível que erros relacionados ao locate pt sejam sanados.

    Abraços.
  • dmatrixdmatrix April 2010
    e' esse topico ta' virando um classico....deu problema aqui, depois que atualizei o cooking perdeu a configuracao de acentuacao, mesmo fazendo os procedimentos descritos acima nao resolveu...estou sem poder acentuar... ajuda ae...alguma outra coisa a se fazer?
  • claudineiclaudinei April 2010
    Olá @dmatrix,

    Creio que isto está relacionado ao tazx, mas ainda não tive tempo de investigar uma solução definitiva. Uma solução temporária é você deixar a seção referente ao teclado no xorg.conf da seguinte maneira:

    Section "InputDevice"
    Identifier "Keyboard0"
    Driver "kbd"
    Option "XkbLayout" "us_intl"
    EndSection

    Faça isto, faça um logout e faça login novamente, que já deve estar resolvido. Caso após um reboot a configuração tenha voltado à anterior, edite também o arquivo /etc/keymap.conf, substituindo o que está nele pela linha "us_intl" (sem aspas).

    Observação: está configuração é válida para teclados padrão internacional, e não abnt-2 (como os boa parte dos notebooks).
  • dmatrixdmatrix May 2010
    pois é, tentei essa configuração mas não mudou, continuo sem acentuação no slitaz e agora já estou na versão 3.0, há algum pacote ou configuração que devo verificar?
  • dmatrixdmatrix May 2010
    pelo jeito vou ter que fazer outro downgrade, agora para a versao 2.0 pois tentei de tudo aqui e a acentuacao num vai.
  • dmatrixdmatrix May 2010
    Bom, o downgrade para a versão 2.0 foi um desastre, vou instalar o slitaz novamente.
  • dmatrixdmatrix May 2010
    Depois de instalar a versão 3.0 direto da ultima iso, notei que a configuração do xorg.conf que funciona a acentuação é esta:

    Section "InputDevice"
    Identifier "Keyboard0"
    Driver "kbd"
    Option "XkbLayout" "us_acentos"
    EndSection

    fica aí a dica para quem passar por problemas semelhantes, tentar configurar desta forma.

Howdy, Stranger!

It looks like you're new here. If you want to get involved, click one of these buttons!

Sign In Apply for Membership

SliTaz Social