This is the old SliTaz forum - Please use the main forum.slitaz.org

O drive RT2070L da "Ralink usb 2510" não funciona no SliTaz Cooking RC.
  • alexsadalexsad March 2010
    A minha antena Aquário usb 2510, chipset RT2070L, não conecta no SliTaz Cooking RC.
  • dmatrixdmatrix March 2010
    Se seu dispositivo tem a ID 148f:2070 então baixe o drive RT3070USB(RT307x) no link http://www.ralinktech.com/support.php?s=2
    extraia com:
    # tar jxvf RT3070_LinuxSTA_V2.3.0.1_20100208.tar.bz2
    # cd RT3070_LinuxSTA_V2.3.0.1_20100208/
    edite o arquivo /RT3070_LinuxSTA_V2.3.0.1_20100208/common/rtusb_dev_id.c
    e localize a linha aonde tem #ifdef RT3070 e veja abaixo se possue uma mesma linha com o ID do seu dispositivo, senão adicione.
    {USB_DEVICE(0x148F,0x2070)}, /* Ralink 2070L */
    saia e salve e compile:
    # make
    # make install
    copie a firmware do diretório para o sistema:
    # cp /RT3070_LinuxSTA_V2.3.0.1_20100208/common/rt2870.bin /lib/firmware
    carregue o modulo:
    # modprobe rt3070sta
    e verifique se o dispositivo agora existe e configure-o
    # ifconfig -a
  • alexsadalexsad March 2010
    Primeiramente, obrigado por responder ao meu post!!!
    Para me conectar na net preciso de um login e senha que meu servidor me deu. No xp faço isso criando uma nova conexão que exiga login e senha (PPPoE+DHCP), mas não sei como é procedimento no Slitaz. Desde já agradeço.
  • alexsadalexsad March 2010
    Tentei compilar como vc pedio mas acho que Slitaz não vem com compilador pois não reconheceu o comando make!!!
  • alexsadalexsad March 2010
    Dei uma olhada e para minha tristeza preciso instalar o slitaz-toolchain, mas como vou instalar sem num Slitz sem net ? Não da pra baixar 1gb de uma ora para outra!!! (não com minha conexão). E agora o que faço???
  • dmatrixdmatrix March 2010
    o pppoe no slitaz acredito que vc vá utilizar o netbox para configurar isso. Localize no menu > sistema > configuração de rede
    Quanto a falta dos pacotes, acredito que os pacotes faltantes para compilação ( desenvolvimento) num seja 1gb. Acredito que talvez consiga baixar pelo windows mesmo os pacotes no site http://pkgs.slitaz.org/ e instale no slitaz com o comando tazpkg install nomedopacote se requerer outro pacote de dependencia volte a baixar e instalar.
  • alexsadalexsad March 2010
    slitaz-toolchain exige varias pacotes que por sua vez exigem outros. Eu só tenho 2 opções. ou alguem com o slitaz-toolchain compilar para min ou então vou ter que baixar o cd com os pacotes e instalar slitaz-toolchain. Desculpe a insistência, mas é que não aguento mais usar xp aqui em casa e queria muito usar o slitaz mas sem esse pacote fica quase impossivel.
  • dmatrixdmatrix March 2010
    instala o slitaz em uma vmware dentro do xp, faz a solicitação de instalação deste pacote e suas dependencias, daí vc vai no diretório /var/cache/tazpkg e copia os pacotes transferindo-os para o slitaz e instalando todos nele. Normalmente num é dificil instalar o slitaz em uma máquina virtual e configurar a rede nela.
    Por enquanto é a solução mais prática que me vem a cabeça.
  • alexsadalexsad March 2010
    Dmatrix vc é o cara!!!!Fiz como vc pedio e até consegui compilar e subir o modulo usando modbrobe rt3070sta, Porém ainda não funciona. Não fez absolutamente nada. Não reconheceu a interface nem a placa. Eu sei que esse drive (rt2070) é muito chatinho e confesso que tô quase desistindo.
  • alexsadalexsad March 2010
    Humildimente, queria saber se vcs tem mais alguma sugestão?
  • dmatrixdmatrix March 2010
    certifique-se de que a firmware está sendo carregada na inicialização. carregue o modulo e observe que mensagens ocorrem no dmesg. Talvez vc terá que extrair o firmware.
  • dmatrixdmatrix March 2010
    veja se no lsmod aparece outros modulo rtXXXX se sim descarregue-os
    modprobe -r
    tente adicionar o modulo rt3070sta na inicialização do slitaz.
  • alexsadalexsad March 2010
    dmatrix quando executo make no terminal, mesmo como root , tenho as seguintes mensagens de erro. e acho que rt3070.bin deve ter sido gerado com erro.
    Erros ao fazer make!!!
    make -C tools
    make[1]: Entering directory `/home/tux/RT3070_LinuxSTA_V2.3.0.1_20100208/tools'
    gcc -g bin2h.c -o bin2h
    make[1]: Leaving directory `/home/tux/RT3070_LinuxSTA_V2.3.0.1_20100208/tools'
    /home/tux/RT3070_LinuxSTA_V2.3.0.1_20100208/tools/bin2h
    cp -f os/linux/Makefile.6 /home/tux/RT3070_LinuxSTA_V2.3.0.1_20100208/os/linux/Makefile
    make -C /lib/modules/2.6.30.6-slitaz/build SUBDIRS=/home/tux/RT3070_LinuxSTA_V2.3.0.1_20100208/os/linux modules
    make[1]: Entering directory `/lib/modules/2.6.30.6-slitaz/build'
    make[1]: *** No rule to make target `modules'. Stop.
    make[1]: Leaving directory `/lib/modules/2.6.30.6-slitaz/build'
    make: *** [LINUX] Error 2
  • alexsadalexsad March 2010
    Ainda tenho outra pergunta. Se quando conseguir compilar o código posso de alguma forma pegar o "rt2870.bin" e simplismente copiar para a pasta "/lib/firmware" e executar "modprobe rt3070sta" em outra maquina com a mesma versão do slatiz???
  • alexsadalexsad March 2010
    Desculpa meus erros é que de terminal só entendo o mínimo e de c/c++ piorou!!!!
  • claudineiclaudinei March 2010
    olá @alexsad,

    Para compilar o módulo, além do pacote slitaz-toolchain você precisa dos sources do linux:

    # tazpkg recharge && tazpkg upgrade
    # tazpkg get-install linux-source

    Abraços.
  • alexsadalexsad March 2010
    Como disse antes, ainda acho que a melhor solução para mim ainda é que alguem que saiba como compilar e tudo mais crie um pacote ".tazpkg" para eu poder usar aqui. E ainda mais um pacote como esse poderia até ser incluido no repositório do slitaz para tirar o sofrimento de outros úsuarios como eu!!!
  • alexsadalexsad March 2010
    Claudinei obrigadão pela ajuda, mas realmento sou muito matuto para essas coisas!!! e para ajudar minha net não é lá essas coisas (quase discada). Eu sei que parece mais falta de vontade. Mas é que realmente não tenho nenhuma vocação para códigos de c/c++ ou shell. A única coisa que entendo bem é de expressões regulares. O que tô querendo falar aqui é que sou um usuario leigo de shell e acho que existem muitos assim que não conseguem fazer quase nada no terminal.
  • dmatrixdmatrix March 2010
    alexsad, para tentar resolver os erro no make, faça o que o claudinei solicitou, baixe o pacote linux-source e transfira-o para o slitaz aonde vai compilar e instale-o lá, aconselho a não compilar ou tentar compilar o modulo na maquina virtual e sim tudo na instalação real. Utilize a maquina virtual apenas para baixar os pacotes e dependencias. Para que seu dispositivo funcione não pode ocorrer erros no make, warnings pode, erros não. Vc está quase lá...
  • cangurucanguru March 2010
    Ei..vc tentou procurar o pacote de instalação deste driver no formato .deb, .rpm ou .gz??pq se vc achar vc pode converter e intalar via tazpkg...de um procurada no google...ve se num existe no repositorio do debian....de uma boa procurada...

  • alexsadalexsad March 2010
    Infelizmente tem o drive rt3070sta como pacote ".deb", mas nem no proprio ubuntu funciona corretamente. Pra vcs terem uma ideia de como estao as coisas aqui estou sendo literalmente obrigador a usar windows aqui em casa (coisa que realmente odeio).
  • alexsadalexsad March 2010
    O problema é que sou um usuário muito simples. E a única coisa que queria era uma solução simples. Mesmo porque sempre indico linux para meus alunos de desenvolvimento web e sei que eles são iniciantes nesse mundo e certamente não farão nada a não ser instalar o apache e mysql e conectar a net. Por isso volto a apelar por uma solução (simples).
  • cangurucanguru March 2010
    Tenta fazer o seguinte....avaixa o driver rt3070sta.deb, depois vai no terminal como root e digita:

    # tazpkg convert "nome do pacote .deb"

    Com isso ele criará um arquivo . tazpkg, então vc só intala:

    # tazpkg install "pacode .tazpkg"
    E vê se funciona
  • dmatrixdmatrix March 2010
    uma outra solução mais simples seria vc utilizar o ndiswrapper, vc irá precisar dos arquivos .sys e .inf do driver para Windows XP. Veja bem que não serve o "instalador.exe" do dispositivo.
    seria algo assim feito no terminal, monta-se o cdrom, caso esteja em cd o driver:
    # mount /dev/cdrom0 /media/cdrom
    $ cd /media/cdrom/diretório_do_driver
    $ ndiswrapper -i nome_do_arquivo_inf_do_driver_do_windows.inf
    $ ndiswrapper -l
    $ ndiswrapper -m
    Vc tb pode fazer isso com a ferramenta gráfica de gerenciamento de wireless no slitaz.

  • cangurucanguru March 2010
    é tenta o ndiswrapper...num sei cm eu esqueci isto.... só q faz o seguinte..se num for com o driver para windows xp...tente para outro...tipo o meu só funfa com o driver para windos 98...lembre-se de testar com todos...
  • alexsadalexsad April 2010
    Canguro e Dmatrix já tentei com essa!!! Inclusive depois de fracassar descobrir que outros também tentaram sem sucesso só que em outras distros (Mint, Ubuntu Forum, BigLinux e Até Puppy).
  • alexsadalexsad April 2010
    Uma coisa interessante foi que no Puppy um dos usuários do forum tomou a atitude de compilar o drive e cede-lo para os usuarios do Puppy. O único problema é que esta em formato ".pet" nativo da distro.
  • dmatrixdmatrix April 2010
    eu se fosse vc tentaria o ndiswrapper, utilizando driver da sua instalação do windows xp que deve estar em:
    C:\Windows\system32\DRVSTORE\2870
    Lembro que a compilação leva junto a versão do kernel e tipo de hardware, se o cara compilar no kernel 2.6.31, muito provável que num irá funcionar em outro diferente.
  • dmatrixdmatrix April 2010
    ...
  • alexsadalexsad April 2010
    dmatrix, como falei acima já tentei o ndiswrapper sem sucesso. Mas obrigado pelo esforço de esta me ajudando.
  • dmatrixdmatrix April 2010
    ok, ao carregar o driver com o ndiswrapper aparece o dispositivos wlan0 no ifconfig -a ? Aparece mensagens no dmesg?
    dmesg | tail

    ao listar os modulos, aparece modulos rt2XXX sendo carregados? se sim é bom descarregar antes de utilizar o ndiswrapper.
    Confira a compatibilidade do wireless com o comando:
    iwconfig -v
  • alexsadalexsad April 2010
    dmatrix tentei, mas sem exito.
    Infelizmente vou ter que dar um tempo para o Slitaz. Porem ficou uma ótima impressão do SO e principalmente de vcs do forum. Obrigado por toda ajuda. Acho que não tive muita sorte ultimamente.
  • NOTURNONOTURNO April 2010
    Tenho antena usb -2510 ralink Quando Rolo B / T4 (Linux) Mesmo nao Reconhecê antena
  • NOTURNONOTURNO April 2010
    me ajuem pls
  • NOTURNONOTURNO April 2010
    tentei de tudo para que o back track reconheça a ante usb-2510 ralink rt2070L :(
    por enquanto nao consegui nada se alguem tiver uma ideia do que eu fasso por favor me ajudem obrigado
  • NOTURNONOTURNO April 2010
    meu deus ninguem responde afs.:(
    consigui resolver viu obrigado a vcs
  • alexsadalexsad April 2010
    NOTURNO essa antena não deveria existir pois eu acho que deve ter algum selo da $soft nela. Acho que só levando para tio Linus pra ele benzer ela para que ela funcione.
    Tambem já tentei de tudo sem sucesso e tou até disistindo do slitaz por conta disso.(não da para viver sem net, ainda mais pagando por isso).
    Se eu entendi bem vc conseguiu . Se poder posta aqui e ai vc estara ajudando outros como eu.
  • dmatrixdmatrix April 2010
    parece que o noturno num leu o inicio do tópico. o esquema é o mesmo para qualquer distro, tem que editar e compilar o source.
  • dmatrixdmatrix April 2010
    Bom hj percebi que o upgrade do cooking agora tem o kernel 2.6.33 talvez alguns dispositivos que antes num eram reconhecidos, podem estar sendo reconhecidos.
  • NOTURNONOTURNO April 2010
    yes edita o source
  • NOTURNONOTURNO April 2010
    agora estou com um problema bem maior rsrsr consegui aprender a criptografar sinal wep.
    agora estou tentando wpa mas estou me enrroscando com comando handshake buaaaaaa
    se alguem ai tiover um tutorial ai passo a passo sei la posta ai pls obrigado
  • NOTURNONOTURNO April 2010
    backtrack 4 q estou usando
  • dmatrixdmatrix April 2010
    nao existe comando handshake, handshake e' a chave capturada no .cap.

Howdy, Stranger!

It looks like you're new here. If you want to get involved, click one of these buttons!

Sign In Apply for Membership

SliTaz Social