This is the old SliTaz forum - Please use the main forum.slitaz.org

Problema Pen Drive Boot Lento2
  • AcsfAcsf October 2009
    Ola

    O slitaz tem um programa para o Windows que transfere a ISO para o prendriver e não perde o boot. Já usei varias vezes e tive sucesso.

    Este é o Link. http://slitaz.c3sl.ufpr.br/packages/windows/tazusb.exe

    Att...

    Carlos Baptista
  • AcsfAcsf October 2009
    Eu ainda estou com o problema com a instalação do slitaz no pen drive. Eu não tive tempo de entrar no forum novamente, e aí agora o fórum mudou completamente...

    Eu instalo, e na hora de dar o boot aparece: could not find kernel image

    Obrigado,

    Acsf
  • AcsfAcsf October 2009
    mas dessa forma eu poderei usar o utilitário do tazusb (writefs) no pen drive para poder instalar programas?
    Ao dar o boot ele vai carregar o rootfs salvo?
    Outra coisa, será que resolve o problema da lentidão do boot?


    Obrigado

    Acsf
  • AcsfAcsf October 2009
    Eu instalei pelo programa que você me passou. Ele levou 10min para carregar o sistema.

    Tentei usar o writefs, mas ele não carregou o rootfs salvo. Tentei de novo usar o writefs, e peguei o arquivo salvo e substituí o rootfs na pasta de boot.
    Ele carregou, mas levou 30min com o rootfs sem compressão e com 110mb mais ou menos... ou seja, não está na velocidade que deveria e também não consegui dar login com o usuario tux, apenas com o root.

    O que que eu faço?

    Não deve ser problema na porta usb. Minha placa mãe é uma a7v8x-x. No manual diz que tem 6 portas usb 2.0.... mas a velocidade tá estranha... usando o pendrive no windows, uma pasta com 600mb leva 4 minutos para transferir. Usb 2.0 era para levar menos tempo...

    Mas mesmo assim, eu não vejo sentido em 110mb levar mais de 30 minutos para carregar... mesmo que esteja com velocidade de usb 1.1 era para ser mais rápido...

    A formatação do pendrive está em fat32...

    Obrigado,

    Acsf
  • silviosilvio October 2009
    tira de fat e passa a usar ext2 q vai ajudar a resolver....


    ps kd os posts do antigo forum?
    esses caras não tinham se ker um bkp?
  • AcsfAcsf November 2009
    é que eu usei a ferramenta que o amigo passou. Com o pen drive em ext3 não deu certo pela ferramenta, talvez porque ela rode no windows...

    Será que você poderia me ajudar passo a passo pelo canal irc??

    Se puder, me diga um horário para conversarmos por lá...



    Obrigado,

    Acsf
  • claudineiclaudinei November 2009
    Oi,

    Você pode manter a o pendrive formatado em fat32, desde que você instale o pacote dosfstools, para ter permissão de escrita em partições fat.

    Abraços.
  • AcsfAcsf November 2009
    o problema da velocidade continua....
    e, quanto eu atualizo os pacotes e reinicio, eu não consigo dar login com nenhum usuário, apenas como root....?!

    Acsf
  • AcsfAcsf November 2009
    eu tentei usar o writefs com compressão gzip e agora o carregamento está mais rápido, levando 15min tendo o rootfs com 48MB...
    para mim está bom... eu vou deixar os pacotes que eu precisar baixados para o pen drive e quando o sistema já estiver carregado, eu instalo eles, sem precisar mexer no rootfs...

    assim, o rootfs vai ficar sempre do mesmo tamanho e carregado na mesma velocidade, só vou usar o writefs para atualizações, apenas com os pacotes básicos, os outros eu instalo depois de carregar o sistema...

    obrigado pela ajuda! :)

    agora eu só preciso saber como eu faço para dar login corretamente no sistema, porque quando eu tento entrar como tux, aparece: "Failed to execute login command".
    só consigo entrar como root...
    o que eu faço???

  • claudineiclaudinei November 2009
    Oi, só uma dica:

    Sempre que instalar pacotes, ou após uma atualização, e antes de um 'tazusb writefs gzip', dê um 'tazpkg clean-cache', para remover os pacotes do cache e diminuir o tamanho do sistema de arquivos.

    Sobre o login como tux, veja como está sua /home/tux, verificando as permissões.

    Abraços.
  • AcsfAcsf November 2009
    obrigado.

    eu sou novato, como eu verifico as permissões???
  • claudineiclaudinei November 2009
    Abra o terminal, dá um 'ls -l /home' que deverá aparecer uma linha sobre a pasta tux. Cola o resultado aqui.
  • AcsfAcsf November 2009
    drwxr-xr-x 12 tux tux 400 Nov 10 20:45 tux
  • KronenbierKronenbier November 2009
    Eu criei meu live USB simplesmente copiando os arquivos pra uma partição do pendrive e depois inserindo a entrada correspondente no GRUB (porque havia outras distros instaladas).
  • AcsfAcsf November 2009
    copiando os arquivos do livecd ou do slitaz instalado no hd?
  • KronenbierKronenbier November 2009
    Do livecd. Só ocupou uns 30 MB do meu pendrive de 256 MB :-)
  • adhikariindiaadhikariindia November 2009
    Dear friends
    I have celerin1000ghz pc , i have to load slitaz via usb-boot,i have gos loaded with internet connection dial-up but i do not have usb booting feature,, also i dont want floppy..how do i boot slitaz from usb "
  • AcsfAcsf November 2009
    Obrigado pela ajuda de todos.
    Eu estou conseguindo dar o login agora.
    Eu estou montando o pendrive como home no momento do boot com o comando "slitaz home=usb".
    É necessário fazer isso sempre?

    Acsf
  • KronenbierKronenbier January 2010
    Coloca isso no GRUB (ou qualquer que seja o seu gerenciador de boot) no fim da linha kernel.
  • KronenbierKronenbier January 2010
    Acho que sem o "slitaz".

Howdy, Stranger!

It looks like you're new here. If you want to get involved, click one of these buttons!

Sign In Apply for Membership

SliTaz Social