This is the old SliTaz forum - Please use the main forum.slitaz.org

Gerar uma ISO do Slitaz com pacotes e configurações salvas
  • gravitacoesgravitacoes March 2010
    Olá, depois de ler a documentação fiquei um pouco confuso em como criar uma iso a partir da minha instalação do Slitaz, inclusive salvando as configurações. Eu tentei a ferramenta Tazito box que está em "Ferramentas do sistema", usei a aba Wireiso e o que ele fez foi, ao que parece, compactar os pacotes num arquivo rootfs.gz, que gerou na pasta /home/slitaz/distro/rootcd/boot . Depois disso nada aconteceu. Apareceu um alerta dizendo:
    "Unable to mount the cdrom to copy the Kernel and needed files. When SliTaz
    is running in RAM the kernel and bootloader files are kept on the cdrom.
    Please insert a LiveCD or unmount the current cdrom to let Tazlito handle
    the media.".

    Só que eu quero fazer a operação sem usar o live cd... enfim me confundi todo.

    Alguém pode dizer o passo a passo para gerar uma iso espelho da minha instalação para que eu possa instalar em outra máquina? Como não está funcionando meu drive de cd-rom eu preciso gerar uma iso colocar num pendrive, levar para outro computador e fazer um livecd a partir dela.

    Ainda tentei usar o isomaster e o partimage, mas não deram certo.

    alguma luz?...
  • claudineiclaudinei March 2010
    Olá Paulo,

    Use o tazlito pela linha de comando e veja quais são os alertas gerados. Veja a documentação:

    http://hg.slitaz.org/tazlito/raw-file/tip/doc/tazlito.pt.html#writeiso

    Eu prefiro gerar uma variante "na mão", por ter um controle maior sobre a iso gerada. Se quiser fazer isto, veja meu artigo no vivaolinux:

    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/SliTaz-GNU-Linux-e-as-ferramentas-do-sistema?pagina=2

    Abraços.
  • gravitacoesgravitacoes March 2010
    Oi Claudinei,

    Eu estava tentando com o comando
    # tazlito writeiso gzip minhaimagem

    Mas ao criar o arquivo rootfs.gz ele mostra a mensagem que eu coloquei acima, que pelo que entendi pede para eu inserir o livecd do SliTaz (impossível no meu caso) ou desmontar o cdrom, que na verdade nem está montado... então deste ponto eu não passo.

    Tentei com o comando # tazlito gen-liveflavor
    Neste caso cria um arquivo com a lista dos pacotes e os diretórios distro e packages, mas quando começa a baixar os pacotes, em certo momento para como se não conectasse mais o servidor. Fiz isso alguma vezes e notei que parava no pacote flash-plugin. Uma vez eu editei rapidamente o arquivo da lista dos pacotes e apaguei a linha do flash-plugin, continuou, mas parou em outro ponto mais na frente... Na última tentativa ele não gerou o arquivo da lista dos pacotes, mas fez os downloads até o flash-plugin... e então daqui eu não passo.

    abaixo a resposta do terminal:

    Connecting to mirror.switch.ch (130.59.10.36:80)
    wget: server returned error: HTTP/1.1 404 Not Found
    Connecting to mirror.switch.ch (130.59.10.36:21)
    wget: bad response to RETR: 550 Failed to open file.
    Connecting to mirror.lupaworld.com (115.238.55.232:80)
    wget: server returned error: HTTP/1.1 404 Not Found
    Connecting to slitaz.c3sl.ufpr.br (200.236.31.1:80)
    wget: server returned error: HTTP/1.1 404 Not Found
    Connecting to slitaz.c3sl.ufpr.br (200.17.202.1:21)
    wget: bad response to RETR: 550 Can't open slitaz/packages/cooking/flash-plugin-10.0.45.2.tazpkg: No such file or directory
    Connecting to slitaz.mirror.garr.it (193.206.140.37:80)
    wget: server returned error: HTTP/1.1 404 Not Found
    Connecting to www.gtlib.gatech.edu (128.61.111.10:80)
    wget: server returned error: HTTP/1.1 404 Not Found
    Connecting to ftp.gtlib.gatech.edu (128.61.111.11:21)
    wget: bad response to RETR: 550 Failed to open file.
    Connecting to mirror.drustvo-dns.si (91.185.202.139:80)
    wget: server returned error: HTTP/1.1 404 Not Found
    Connecting to ftp.pina.si (193.2.60.66:21)
    wget: bad response to RETR: 550 Failed to open file.
    Connecting to distro.ibiblio.org (152.46.7.109:80)
    wget: server returned error: HTTP/1.1 404 Not Found
    Connecting to ftp.vim.org (192.87.102.43:80)
    wget: server returned error: HTTP/1.1 404 Not Found
    Missing package flash-plugin-10.0.45.2.

    Flavor generation
    ================================================================================

    Unable to find a distro rootfs...

    root@slitaz:/home/tux#
  • claudineiclaudinei March 2010
    Bom, se com o primeiro comando ele tá reclamando do cdrom, faz uma gambiarra, ué rsrs
    Monta uma iso em loop em /media/cdrom

    # mount -o loop nome-da-iso /media/cdrom

    E aí vc faz aquele comando writeiso
  • gravitacoesgravitacoes March 2010
    deu certo não :(
  • cangurucanguru March 2010
    Cara num sem se istyo tem nexo..mais tenta mudar o gzip para lzma...num sei se é isso..eu num tentei pois num tou no meu pc...
  • gravitacoesgravitacoes April 2010
    Consegui fazer a ISO com o comando
    tazlito gen-liveflavor

    Tentei várias vezes até notar que o problema estava nos pacotes "get" , por exemplo o get-flash-player baixava mas o flash-player do servidor da Adobe não, então depois de abrir mão do flash e do opera tudo correu bem.

    Só que estou com outro probleminha. Depois de gravar a ISO no cd e dar o boot, o sistema não inicializa. Ele começa a ler, mas parece não ter força, o póbi... aparece...

    Loading /boot/bzImage
    Loading /boot/rootfs.gz
    ...................... várias linhas .........................
    Not memory to load specified image
    Boot:

    O rootfs.gz tem em torno de 240 Mb
    e a ram do pc tem 256 Mb

    Será por causa disso?
  • claudineiclaudinei April 2010
    Vixi paulo,

    Não vai subir nunca uma iso de 240 mb numa memória de 256 mb, simplesmente não tem espaço para a expansão do rootfs.

    Você pode tentar gerar uma iso do tipo loram, veja: http://doc.slitaz.org/pt:guides:lowramcd

    Abraços.
  • gravitacoesgravitacoes April 2010
    Fiz outra com 180 mb e vou testar na segunda. O motivo é que eu preciso de uma ISO que dê suporte a conecção discada, via softmodem, e para isso eu coloco os pacotes e todas as dependências e dependências das dependências, etc, etc... Já que o pc que quero instalar só funciona com conecção discada.

    abrçs
    Paulo

Howdy, Stranger!

It looks like you're new here. If you want to get involved, click one of these buttons!

Sign In Apply for Membership

SliTaz Social