This is the old SliTaz forum - Please use the main forum.slitaz.org

Porque o upgrade para o cooking quase sempre quebra o sistema?
  • dmatrixdmatrix December 2010
    Bem amigos, depois de instalar varias vezes o slitaz de varias formas e observando bastante as quebras do sistema, acredito que tenha identificado o motivo que ocorre tais quebras, vejam so' ao instalar uma iso tipo da versao 2.0 se pretender migrar para a versao 3.0, tem que antes atualizar o pacote tazpkg para que o mesmo ja' passe a trabalhar com a versao 3.0. Ja' para migrar para o Cooking e' preciso bloquear (block) os pacotes tazpkg e gettext-base para que nao sejam atualizados antes dos demais pacotes. Ate' mesmo se instalar a iso do Cooking e for fazer upgrade dos novos pacotes vc tb deve proceder o bloqueio. Isso vai amenizar o problema de quebrar o gerenciador de pacotes.
    Posto isso agora sabemos o motivo da grande quebra do sistema ao fazer o upgrade, e' porque o gerenciador de pacotes ( tazpkg) trabalha na forma de ordem alfabetica na hora de fazer o upgrade, ou seja os pacotes sao instalado A a Z nao respeitando a dependencias dos pacotes, assim um pacote essencial para o sistema tipo bibliotecas ( libs) estao no meio do upgrade e apos um grande numeros de pacotes basicos do sistema ( letra L ). Outro fato e' que um pacote quando vai fazer a atualizacao deveria antes atualizar primeiro os pacotes da suas dependencias evitando assim a quebra por versao. Assim pacotes como o gtk+ num poderia se atualizado/instalado antes de atualizar a libjpeg-8b!!
    Outro problema que notei e' em relacao ao firefox que tem dependencia tb nesta libjpeg e sqlite que acabam sendo instalados apos o firefox. O grafico se quebra com a atualizacao da libcryto que para funcionar precisa existir o link libcrypto.so.9.8.
    Espero que tenha ajudado e que os desenvolvedores contorne ou achem um meio de sanar esses probleminhas.
    Mas uma grande ajuda foi a liberacao do kernel que nao precisa de modulos para funcionar, atraves dele consegui inicializar o grafico varias vezes fazendo o upgrade sem se preocupar com a atualizacao dos pacotes do kernel o que tb costuma quebrar o sistema.
    http://pkgs.slitaz.org/cooking/base-system.html#linux-without-modules

       
  • gravitacoesgravitacoes December 2010
    Só espero que os desenvolvedores vejam seu post. Até o Claudinei sumiu por aqui! Tô até pensando numa campanha "volta Claudinei"!

Howdy, Stranger!

It looks like you're new here. If you want to get involved, click one of these buttons!

Sign In Apply for Membership

SliTaz Social